Cartilha ABCP de Pavimentos Intertravados

Um caminho de vantagens com baixo custo.

Esta cartilha apresenta as vantagens do uso do sistema construtivo, mostra comparações entre diversos tipos de pavimentos, sugere formas distintas de amarrações entre as peças.

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) publicou uma cartilha com dados interessantíssimos sobre os pavimentos intertravados. Ela apresenta as vantagens do uso do sistema construtivo, mostra comparações entre diversos tipos de pavimentos, sugere formas distintas de amarrações entre as peças, entre outros.

Confira abaixo a cartilha, que a MASKI disponibilizou para que você possa conferir e garantir que o pavimento intertravado será a melhor escolha para a sua obra!

 

Pavimentos intertravados

Um caminho de vantagens com baixo custo

Facilidade de execução

O pavimento intertravado não requer equipamentos sofisticados e mão-de-obra especializada para sua execução. Utiliza equipamentos de pequeno porte e médio porte e mão-de-obra devidamente treinada que pode ser de trabalhadores locais, gerando empregos na região onde é aplicado.

Economia de energia elétrica, com maior visibilidade e segurança ao usuário

O piso intertravado com sua coloração clara aumenta a capacidade de reflexão do pavimento que pode chegar a 30% a mais que o pavimento flexível, traduzindo-se em economia de iluminação pública de até 60%.

Conforto Térmico

A coloração mais clara das peças de concreto, em relação aos demais tipos de produtos, reduz a absorção de calor na superfície do pavimento, melhorando o conforto térmico e diminuindo a formação das ilhas de calor nos centros urbanos, causados pela impermeabilidade do solo e uso de pavimentos escuros. A redução de temperatura pode chegar a 17°C.

Liberação ao Tráfego

O pavimento intertravado é constituído de peças de concreto industrializadas aplicadas sobre uma camada de areia e travadas em suas extremidades, por este motivo, não necessita da execução de cura, permitindo a liberação imediata ao tráfego assim que é instalado.

Superfície Antiderrapante

A superfície do pavimento intertravado, em trechos íngremes ou com curvas sinuosas, o pavimento oferece maior segurança em relação ao pavimento flexível ou mesmo ao paralelepípedo, necessitando menor distância de frenagem para os veículos e segurança aos pedestres.

Distância de Frenagem (m)
20 km/h

seco

20 km/h

úmido

40 km/h

seco

40 km/h

úmido

60 km/h

seco

60 km/h

úmido

 

Pavimento Flexivel 1,70 3,20 5,85 9,60 14,2 26,7
Pavimento Intertravado 1,68 2,50 5,23 8,15 13,6 21,3

Tecspec nº 13 – ICPI – Testes realizados na cidade de Ichihara/Japão.

Capacidade de Drenagem

Para garantir um sistema eficiente de drenagem, alguns cuidados devem ser observados ainda no projeto: estudar o correto espaçamento entre as peças e utilizar uma sub-base com material granular e manta geotêxtil, isso permite o escoamento da água pluvial para os lençóis freáticos, mantendo o ciclo da chuva além de assegurar maior vida útil ao sistema de drenagem.

PAVIMENTOS INTERTRAVADOS

Conforto de Rolamento

Apesar de ser segmentado, o pavimento intertravado proporciona conforto de rolamento adequado a cadeirantes e pedestres. Testes realizados pelo ICIPI – Interlock Concrete Pavement, em apoio ao U.S. Access Board, demonstra que os tempos limites de exposição à vibração dependem da espessura do chanfro das peças e do tipo de arranjo do pavimento e que estes limites são compatíveis com a superfície lisa de um pavimento em concreto.

td valign=”top” width=”115″>2,43

Pavimento Profundidade do chanfro e ãngulo da peça Cadeira Manual

Limite de exposições (h)1m/s

Cadeira com Motor

 

Concreto liso Juntas 2 mm

cada 1,2 m

6,77 11,62 1,26
 

Pavimento Intertravado

 

 

4 mm – 90° 6,52 11,16 4,44
6 mm – 90° 2,46 12,57 2,66
4 mm – 90 ° 4,32 4,81 3,49
8 mm – 90° 2,34 2,31

 

Facilidade de Manutenção, Reutilização e Reciclagem.

O piso intertravado é o único tipo de pavimento que pode ser retirado e reutilizado, seja como parte de uma manutenção no local ou reparo, ou ainda em uma nova localização. Além disso, as peças que não puderem ser reaproveitadas podem ser recicladas e utilizadas na confecção de peças novas.

Sinalização Incorporada ao Pavimento

As peças de concreto podem ser produzidas em diversos formatos e cores, podendo-se compor a sinalização horizontal no pavimento sem a necessidade de pintura, com maior durabilidade e sem alteração na textura do piso, aumentando a segurança dos pedestres.

Resistência e Durabilidade

As peças de concreto utilizadas no pavimento intertravado apresentam excelente resistência à compressão, à abrasão e à ação de agentes agressivos e devem atender às especificações da NBR 9781 para garantir grande durabilidade ao pavimento. As peças de concreto são produzidas industrialmente com rigoroso controle de qualidade, resultando em durabilidade maior do que os pavimentos flexíveis. Antes de comprar, certifique-se de que o fabricante atende às especificações da norma e possui certificação de qualidade das peças de concreto.

Custo Competitivo

A avaliação do custo de um pavimento deve levar em consideração as condições de tráfego e suporte do terreno. Na grande maioria dos casos, o pavimento intertravado apresenta um custo inicial competitivo, que passa a ser muito satisfatório se considerarmos o tempo de utilização de 20 anos para um pavimento. Neste intervalo, o pavimento intertravado pode apresentar um custo inicial ligeiramente maior que o pavimento flexível, mas devido à ausência de custos com manutenção, apresenta um custo final significativamente inferior.

Pavimentos Intertravados

Chegou o momento de incluir o pavimento intertravado em seus projetos

O pavimento intertravado de concreto é um dos sistemas mais versáteis existentes no mercado. Ele pode ser aplicado em casas, condomínios, áreas comerciais, vias urbanas e áreas industriais. Os pavimentos intertravados são utilizados nas principais cidades e países do mundo porque oferecem o melhor custo benefício através de uma série de vantagens como: aspecto visual agradável, facilidade de execução, maior resistência e durabilidade das peças, maior conforto térmico, economia de energia elétrica, capacidade de drenagem, superfície antiderrapante, excelente conforto de rolamento, sinalização incorporada ao pavimento, facilidade de manutenção, reutilização, reciclagem das peças e custo competitivo.

Aspecto Visual

As formas, cores e texturas dos blocos e os padrões de assentamento são variados, permitindo explorar harmonicamente essas características do ponto de vista arquitetônico e paisagístico.

Selo de Qualidade ABCP para Blocos de Concreto

Criado para qualificar os produtos oferecidos pelos fabricantes de blocos de concreto para pavimentação, o Selo ABCP verifica o atendimento às especificações das normas ABNT NBR 9780 e NBR 9781 e também aos aspectos relevantes do processo de fabricação. Verifique a lista de empresas e produtos aprovados em www.abcp.org.br

Compare e decida pelo pavimento intertravado
Característica Pavimento Intertravado Pavimento Flexível
Aparência Muito boa. Possui uma ampla diversidade de cores e padrões, possibilitando desenhos arquitetônicos variados. Ruim. Normalmente não utiliza pigmentação. Pavimento de cor escura de baixo apelo visual
Instalação Utiliza equipamentos de pequeno porte. A instalação pode ser até mesmo manual. O tempo de construção é relativamente maior, mas pode ser aberto ao tráfego assim que pronto. Utiliza máquina de grande porte e mais caras. O tempo de construção é rápido, mas precisa de algumas horas para liberação ao tráfego. Libera uma grande quantidade de gases, provenientes das máquinas e do próprio produto quente.
Manutenção As peças do pavimento intertravado podem ser facilmente removidas e recolocadas com a ajuda de ferramentas simples. A aparência inicial do pavimento é conservada com baixo custo. Exige equipamentos de maior porte para abertura e fechamento das intervenções no piso. A aparência inicial dificilmente é restabelecida, podendo gerar defeitos e diminuição da durabilidade.
Durabilidade O período de projeto é de no mínimo 20 anos. Pode ser projetado para suportar elevadas cargas e cargas concentradas. Apresenta boa resistência a manchas de combustível ou óleo e à abrasão. O período de projeto é de cerca de 10 anos. Apresenta baixa resistência a cargas elevadas ou muito concentradas. Possui baixa resistência a manchas de combustível ou de óleo. É suscetível à abrasão e à infiltração de água.
Estrutura O melhor suporte proporcionado pelo intertravamento das peças proporciona uma estrutura com menor espessura, resultando em um custo total competitivo. A flexibilidade da última camada resulta em estruturas de maior espessura aumentando o custo de preparo das camadas inferiores.

O que achou deste post? Comente abaixo. :)